quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sociedade de Consumo

1. Distingue consumo de consumismo lendo este texto.
R: Consumo é uma ocupação do individuo, enquanto o consumismo é um atributo da sociedade.

2. Faz o exercício Produtos de “Ontem” e Produtos de “Hoje”.
Justifica duas das respostas.
R: - Pouco numerosos Vs Numerosos e variados quanto à marca e qualidade. A correspondência escolhida foi esta porque, antigamente a variedade de produtos e de marcas éra escasso, enquanto hoje á uma variedade execessiva de produtos e marcas.
- Técnicas de fabrico simples e envoluido pouco Vs Técnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente. Antigamente as técnicas de trabalho éram muito limitadas e pouco variadas, e hoje com a a utilização de técnicas tecnologicas, a utilização das mesmas são mais sufisticadas e evoluem rapidamente.

3. Faz o exercício Caracterização da Sociedade de Consumo.
Justifica duas das respostas.
R: - O espaço de consumo é todo o quatidiano, pois em cada actividade do nosso dia-a-dia, encontra-se a tecnologia, como a simples utilização do telemóvel, computador, entre outros materiais tecnológicos.
- Vendemos o nosso trabalho para ter tempo livre. Os lazeres acabam por se transformar em consumos, e por ricochete precisamos de trabalhar mais, para dar satisfação a necessidades que poderam apresentar como liberadoras. Hoje em dia os produtos encontram-se a preços elevados, alguns até demais, produtos que podem até nos fazer parte das nossas necessidades basicas, tal como o desporto e o lazer, e para poder-mos usufruir de ambos as horas de trabalho aumentam para a sustentabilidade da vida de cada um.

4. No Gráfico abaixo observam-se três conjuntos seleccionados de países pela penetração da Internet de Banda Larga:
  • 30% a 38% na Suiça, Dinamarca, França, Alemanha, Suécia, Bélgica e Reino Unido;
  • 19% a 23% na Espanha, Irlanda, Itália, Grécia e Portugal;
  • 3% em Cabo Verde, 0% na Índia, Indonésia, Irão, Angola e Moçambique.

Utilizando o gráfico,justifica a Internet de Banda Larga como bem de consumo indispensável ao desenvolvimento dos países.
R: A internet é um bem indespensável pois aumenta bastante a oportunidade de procura de conhecimentos, muitos deles que nao podem ser obtidos de outra forma, e também para a o aumento de contacto entre pessoas de todo o mundo contribuindopara o Fenómeno Social Total.

5. Comenta uma das duas citações apresentadas no início deste post.
R:  A primeira citação no fundo explica a extinção de utilização da cultura, ou seja, apesar de existir mais facilidade no conhecimento de novas culturas acabamos por nos esquecer das nossas raizes, daquilo que viemos, o que nos fez aparecer, crescer e ser o que somos hoje.

Sem comentários:

Enviar um comentário