segunda-feira, 28 de maio de 2012

Poupança e Investimento

Lê a apresentação Poupança e Investimento.

1. Quais são os destinos do Rendimento Disponível?
R:
O rendimento disponível tem como destino o consumo ou a poupança.

2. Define poupança.
R: Poupança é a parte dos rendimentos não gastos num período, por exemplo uma remoneração mensal de 1000euros um consumo apenas de 600, obtem-se assim uma poupança de 400euros.

3. Apresenta três categorias de factores determinantes da poupança.
R: As três categorias determinantes da poupança são o factor economico, psicologico e os factores socio/culturais.

4. Indica os três destinos da poupança. Explica sucintamente cada um.
R: A poupança tem como destinos o Entesouramento, ou seja, guardar o dinheiro em casa, em forma monetária (dinheiro vivo). Depósito, depositanto o dineiro no banco, em foma de cartão (apenas numeros). Investimentos, investindo na bolça, comprando titulos, acções e obrigações financeiras, ou até mesmo abrindo um negócio.

5. Distingue investimento de expansão de investimento de substituição.
R: É o aumento da capacidade produtiva da empresa podendo assim responder ao aumento da procura.

6. Distingue investimento material de investimento imaterial.
R: Investimento material é o conjunto de despesas destinadas à aquisição de bens de produção fisicos, investimento material é o conjunto de despesas que apesar de não se tratarem de bens materiais, são considerados investimentos uma vez que os seus efeitos se repercutem por vários anos, produção não fisico.

7. Caracteriza o investimento financeiro.
R: Investimento financeiro trata-se da aplicação da poupança em titulos de crédito, sobretudo acções e obrigações, com vista à obtenção de juros dividendos ou especulação na bolsa.

8. “O investimento desempenha um papel determinante no desenvolvimento da actividade económica de um país, traduzindo-se no Aumento dos rendimentos a repartir”.
Completa.

9. Se o rendimento estiver melhor distribuído, será mais fácil ajustar as exigências da procura em termos de despesas de investimento às possibilidades da oferta (poupança). Comenta.
R: Ao haver maior distribuição de rendimentos haverá mais salarios, aumentando o consumo e por sua vez o aumento da procura eleva-se havendo mais despensas de investimento.

10. Distingue autofinanciamento de financiamento externo.
R: Autofinanciamento é o financiamento da própria empresa, ou seja, a empresa tem recursos próprios, enquanto Financiamento externo, as empresas financiam recorrendo ao crédito de um banco.

11. Distingue os tipos de crédito quanto à sua finalidade.
R: Os créditos quando a sua finalidade podem ser Crédito à Produção destinando-se às empresas, e de Créditos de Consumo destinando-se às familias.

12. Distingue os tipos de crédito quanto à sua duração.
R: Os créditos podem ser de curto prazo, tendo a duração até um ano, podem ser de médio prazo, atndo a duração de um ano a cinco anos ou podem ser a longo prazo tendo a duração de mais de cinco anos.

13. Distingue os tipos de crédito quanto ao seu beneficiário.
R: A caracterização do crédito quanto ao seu beneficiário pode ser Público, se o beneficiário for o Estado, e pode ser Privado/Particular, s eo beneficiário forem as Famílias e Empresas.

14. Distingue
Os tipos de crédito quanto à sua origem
R: Créditos quanto à sua origem podem ser Internos ou Externos. Internos,quando o crédor e o devedor estão no mesmo país. Externo,quando o crédor e o devedor encontram-se em países diferentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário