1. Distingue troca directa de troca indirecta.
R: Troca directa é uma troca de bens consimiveis por outro bem consumivél (M1 - M2); Troca indirecta é a troca de um bem por moeda, e a troca de moeda por outro bem ( M1 - D - M2), troca efectuada devido a confiança e aceitação das pessoas na troca.
2. Apresenta exemplos de bens que tenham sido utilizados como moeda.
R: Bens inuteis - não consumiveis. Exemplos: o ouro, metais preciosos...
3. Define moeda-mercadoria.
R: Bens utilizados como moeda. Moeda - mercadoria, bens aceites entre a sociedade para a troca entre pessoas, de acordo com as necessidaddes das pessoas, bens comuns.
4. “Para que um bem apenas sirva como moeda, esse bem deve ser inútil”. Justifica.
R: Esse bem deve ser inutil pois ao ser inutil não é consumivel, ao não ser consumivel torna-se num bem de dificil desaparecimento.
5. Indica as características que um bem deve apresentar para funcionar adequadamente como moeda.
R: Divisibilidade, durabilidade, aceitabilidade geral, reduzida procura não monetária, manter o valor, ser prática de movimentar, dificil de falsificar.
6. Define moeda de papel (primeiras notas).
R: Documento que comprova o valor de matais ou outros bens depositados no ourives.
7. Explicita o conceito de moeda fiduciária (da expressão latina fiduciariu, que depende de confiança).
R: Moeda utilizada com base na confiança perante a sociedade, o sabermos que os outros também aceitam, estabelece uma confiança em nós de também a aceitar.
8. Explicita o conceito de papel-moeda.
R: Papel-moeda representava uma promessa de pagar o ouro.
9. Define moeda escritural.
R: Éra o documento identificado que utilizavamos, e ainda muita gente utiliza para efectuar pagamentos, sendo ''prenchido'' com a devida quantidade por nós. Ex: Cheques, vales, letras, etc.)
10. Define moeda de plástico.
R: Entende-se por moeda de plástico os cartões recentemente utilizados por nós, este consiste num registo através dos bancos e de um sistema avançado de rede, que indica os dados pessoais da pessoa, e a quantidade disponível para movimentar. Essa quantidade depende dos dois tipos de cartões, cartão de débito, é utilizado para movimentar a conta até ao limite de depósito à ordem, e o cartão de crédito é utilizado para movimentar a conta até ao limite do plafond disponivél pelo banco naquela cartão.
11. Define moeda electrónica.
R: Fala-se de moeda eletronica a troca do bem ''moeda'' através de apenas numeros, consiste na movimentação direcnta da conta bancária, quer para fazer um depósito, quer para efectuar um pagamento (debitar) de uma divida.
12. Relaciona a evolução tecnológica com o processo de desmaterialização da moeda.
R: O abandono da utilização da moeda em forma de papel e cascalho, passando-se a utilizar apenas cartões e Internet (moeda eletrónico), a utilizaçãod a via verde nas portagens, etc. (com a evolução da tecnologia novas coisas seram descobertas e adaptadas para estes meios).
Sem comentários:
Enviar um comentário