quinta-feira, 15 de março de 2012

Estruturas de Mercado

Explicita as quartro hipótese admitidas em concorrência perfeita:

a) As empresas vendem um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
R:As empresas vendem produtos homogenios vendidos e assumidos como um substituto em todas elas.
b) As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.
R:As empresas eceitam os preços dada o preço do mercado e do produto,ou seja aceitam que o preço de mercado nao sera afectado pela quantidade produzida e podesse considerar-se satisfeita quando o mercado é abastecido por grande numero de empresas.

c) Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo;
R:Porque as empresas abercebem-se de novas oportunidades para degocios rendivel numa determinada altura e lugar, contratando factores de produçao de que necessita de modo a aproveita-lo.

d) As empresas e os consumidores têm informação perfeita.
R:As empresas sendo elas complexas tanto nos produtos como nos preços, torna-se inevitavelmente com aspectos relevantes que se encontram em grande parte escondido. A suposiçao da existencias de imformação perfeita é intrepretada de forma a informar as pessoas a importacia das suas escolhas,apesar desta observaçao o estado do conhecimento é suficiente para fornecer um aproximação razoavel á combinação da informaço perfeita.



1. Observando a tabela de Francisco Pereira de Moura distingue concorrência pura de monopólio.
R:Quanto ao número de empresas a vender, em concorrência pura são muitas e em monopólio apenas uma.
Quanto à sua dimensão, em concorrência pura são pequenas e em monopólio grande.
Quanto ao produto, em concorrência pura é similar.
Quanto ao dominio sobre os preços, em concorrência pura é nulo e em monopólio é total.

2. Indica as quatro hipóteses admitidas em concorrência perfeita.
R:1-As empresas vendem um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
2- As empresas são aceitantes de preços, isto é, nenhuma tem poder para os influenciar.
3- Os factores de produção são perfeitamente variáveis a longo prazo;
4- As empresas e os consumidores têm informação perfeita.

3. Critica cada uma das quatro hipóteses acima lendo o texto de Robert Frank.R:a) As empresas vendem um produto padronizado (homogéneo ou indiferenciado);
Não há substitutos perfeitos para quem conhece bem os produtos.Quem aprecia cerveja distingue uma SUPER BOCK ou uma CARLSBERG de uma Sagres. Para quem não gosta de cerveja,provavelmente serão iguais.
b)As empresas são aceitantes de preços,isto é, nenhum tem poder para os influenciar. Esta condição é provavelmente satisfeita no mercado da 'bica', visto que podemos optar entre numerosos cafés. Noutros sectores de atividade, Portugal é um país tão pequeno que para as empresas teram dimensão suficiente para se manterem no negécio, facilmente adquirem capacidade para influenciar os preços, porque são poucas em cada ramo de atividade.
c)Os factores de produção são perfeitamente variáveis a lono prazo; A mobilidade do trabalho é particularmente inverosímil, porque as pessoas vivem condicionadas pela sua cultura.
d) As empresas e os consumidores têm informação perfeita.Muitos continuam a achar que "o segredo é alma do negócio", ocultando delibetadamente informação. O mundo é complexo e existem inevitavelmente muitos aspectos sobre os quais a informação nos escapa.

4. Distingue concorrência perfeita de concorrência monopolista associando cada uma destas formas de mercado a uma das situações A ou B cuja curva da procura se apresenta. Justifica a resposta com Richard Lipsey.
R:A concorrência perfeita está na situação A, e a monopolista, na situação B.
A situação A representa a concorrência porque as empresas são aceitantes de preços.
A situação B representa o monopolismo, cada produtor vende um produto que difere um pouco do vendido pelos competidores.

Sem comentários:

Enviar um comentário