segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

A taxa de desemprego foi de 12,1% no 2º trimestre de 2011



1. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Actividade.
R: A Taxa de Actividade = 9023.8/5567.7x100=61.7% .

 
2. Com base na imagem acima, calcula a Taxa de Desemprego.
R: A Taxa de desemprego = 618.9/5567.7x100=11.1%.

3. Interpreta a Taxa de Actividade calculada em 1..
R: Por cada 100 individuos da População Total, 61,7 participam na População Activa.

4. Interpreta a Taxa de Desemprego calculada em 2..
R: Por cada 100 induviduos da População Activa, 11,1 encontram-se desempregados.
5. Comparando a Taxa de Desemprego que calculaste para o 4º Trimestre de de 2010 com a referida no "Destaque do INE" para 0 2º Trimestre de 2011, verificarás que o desemprego subiu.
Utiliza o "Destaque do INE" para:
a) Indicar as duas regiões do país com maiores Taxas de Desemprego;
R:A região com maior Taxe de desemprego é o Algarve.
b) Comente - observando a imagem na p. 3 do "Destaque" - a tendência dos empregados para continuarem empregados, dos desempregados para continuarem desempregados, e dos inactivos para continuarem inactivos.
R: 92,4% dos Empregados continuam no início do estudo continuam empregados no final.
63,1% dos desempregados continuam desempregados.
89,4% dos inativos continuam inativos.
Por tanto à uma tendência realativamente acentuada para a percistência (continuação) no mesmo grupo.


 
6. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie as diferenças entre os géneros (F/M) e entre Portugal e a União Europeia. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview
R:


7. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada os diversos grupos etários. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview
R:
8. Constrói um gráfico a partir dos dados no PORDATA, que evidencie que a Taxa de Desemprego afecta de forma diferenciada em função do nível de escolaridade concluída. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview
R:

 
9. Constrói a partir dos dados do INE um gráfico que evidencie como a Taxa de Desemprego varia com o género (M/F) e com a o nível de escolaridade. Publica-o no blogue e interpreta-o. Preview
R:

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Lei de Engel

1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa. R:


3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa. R:

 
4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel. R: Quanto menor for o rendimento de uma família, maior tenderá a ser a proporção dos seus rendimentos gasta em alimentação e menor será a proporção dos rendimentos gasta em cultura, lazer, e gastos diversos.

5. Interpreta o
elevado valor das subscrições de telemóveis em Portugal relativamente a outros países.
R:
O seu maior contributo será por ventura o de
abrir discussão para a necessidade de analisar o papel da mobilidade em geral,
e dos telemóveis, em especial, na transformação da vida social.

6. Interpreta o elevado número de automóveis em Portugal relativamente a outros países da União Europeia. (Reflexão sobre os automóveis no Brasil)
R:Porque mostram o aumento do rendimento em relaçao aos outros países da União Europeia.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Consumerismo

1. Consultando o link completa dois dos tópicos "Não é fácil, ser consumidor!" (p. 7)
R: Diferentes marcas que nos leva a comprar mais coisas so que precisamos. Crédito ao consumo,que facilita as varias formas de pagar sendo assim tambem faz o consumidor a comprar mais.


2. A DECO concebeu a apresentação que tens estado a ler para promover a Educação do Consumidor e práticas consumeristas.
Refere dois objectivos da Educação do Consumidor. (p. 15)
R: Satisfazer as suas necessidades reais de acordo com os seus recursos financeiros disponíveis. Tomar decisões de consumo autónomas e independentes da pressão comercial exercida.
3. “Até à data, e no geral, o homem actuou no seu ambiente como um parasita, tomando o que deseja com pouca atenção pela saúde do seu hospedeiro, isto é, do sistema de sustentação da sua vida.” Hutchison (2000), citado em Consumo e Ambiente
Distingue o caminho Tecnozóico do Ecozóico, e refere a importância das tecnologias limpas para salvar o Planeta da degradação do ambiente e das alterações climáticas.
R: O caminho Tecnozóico consiste em acreditar que a tecnologia tem respostas enfinitas para resolver
a crise ecológica que portanto os estilos de vida consumistas e a relação que mantemos com a naturaza não carecem de alteração. E caminho Ecozóico Estabelece uma nova relação com a naturaza, reconhecendo que dela som as partes interdependente, centrando todos os esforços em reduzir o impacto destrutivo sobre os sistemas biológicos.
A imporatancia das tecnologias limpas e produzir sem poluir.
4. Verifica que o consumo insustentável referido na questão anterior é explicado mais facilmente pela Psicologia ou pela Sociologia que pela racionalidade económica.
R:O consumo insustentavel e mais facilmente explicado pela Sociologia pois defende a capacidade de consumir e tambem relaciona com a conquista do estatuto social.
5. Refere como o consumismo é responsável pela exclusão do acesso de grande parte da população aos bens de consumo.
R:O consumismo é responsável pela exclusão,pois o consumismo chega só até certa parte da população e nem todos têm meios para realizar a satisfação das sua necessidades básicas.
6. Comenta dois direitos do consumidor que te pareçam frequentemente obstruídos.
R: Os consumidores não estão preparados para o consumo ,daí   pensar que a população não estar devidamente informada e preparada para consumir bem portanto escolhi o direito á formação e á educação para o consumo como tabém o dierito á informação para o consumo.
7. Será que frequentemente os jovens transmitem às suas famílias comportamentos de consumo mais consistentes com os seus deveres enquanto consumidores? Justifica.
R:Sim,porque hoje em dia os jovens tem mais fácilidade em consumir e encontrar produtos de consumo.
8. Indica os quatro erres do Rap do Eco Consumidor.
R: Os 4 erres do Rap do Eco Consumir é Reduzir, reutilizar, reciclar e repensar.
9. Do teu ponto de vista o que é mais importante para consumir responsavelmente?
A - Conhecer a Lei do Consumidor
B - Ter valores compatíveis com um consumo responsável
Justifica.
R: B , pois tento valores de consumo responsavel certamente ira consumir de uma forma mais responsavel.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Sociedade de Consumo

1. Distingue consumo de consumismo lendo este texto.
R: Consumo é uma ocupação do individuo, enquanto o consumismo é um atributo da sociedade.

2. Faz o exercício Produtos de “Ontem” e Produtos de “Hoje”.
Justifica duas das respostas.
R: - Pouco numerosos Vs Numerosos e variados quanto à marca e qualidade. A correspondência escolhida foi esta porque, antigamente a variedade de produtos e de marcas éra escasso, enquanto hoje á uma variedade execessiva de produtos e marcas.
- Técnicas de fabrico simples e envoluido pouco Vs Técnicas de fabrico cada vez mais sofisticadas e evoluindo rapidamente. Antigamente as técnicas de trabalho éram muito limitadas e pouco variadas, e hoje com a a utilização de técnicas tecnologicas, a utilização das mesmas são mais sufisticadas e evoluem rapidamente.

3. Faz o exercício Caracterização da Sociedade de Consumo.
Justifica duas das respostas.
R: - O espaço de consumo é todo o quatidiano, pois em cada actividade do nosso dia-a-dia, encontra-se a tecnologia, como a simples utilização do telemóvel, computador, entre outros materiais tecnológicos.
- Vendemos o nosso trabalho para ter tempo livre. Os lazeres acabam por se transformar em consumos, e por ricochete precisamos de trabalhar mais, para dar satisfação a necessidades que poderam apresentar como liberadoras. Hoje em dia os produtos encontram-se a preços elevados, alguns até demais, produtos que podem até nos fazer parte das nossas necessidades basicas, tal como o desporto e o lazer, e para poder-mos usufruir de ambos as horas de trabalho aumentam para a sustentabilidade da vida de cada um.

4. No Gráfico abaixo observam-se três conjuntos seleccionados de países pela penetração da Internet de Banda Larga:
  • 30% a 38% na Suiça, Dinamarca, França, Alemanha, Suécia, Bélgica e Reino Unido;
  • 19% a 23% na Espanha, Irlanda, Itália, Grécia e Portugal;
  • 3% em Cabo Verde, 0% na Índia, Indonésia, Irão, Angola e Moçambique.

Utilizando o gráfico,justifica a Internet de Banda Larga como bem de consumo indispensável ao desenvolvimento dos países.
R: A internet é um bem indespensável pois aumenta bastante a oportunidade de procura de conhecimentos, muitos deles que nao podem ser obtidos de outra forma, e também para a o aumento de contacto entre pessoas de todo o mundo contribuindopara o Fenómeno Social Total.

5. Comenta uma das duas citações apresentadas no início deste post.
R:  A primeira citação no fundo explica a extinção de utilização da cultura, ou seja, apesar de existir mais facilidade no conhecimento de novas culturas acabamos por nos esquecer das nossas raizes, daquilo que viemos, o que nos fez aparecer, crescer e ser o que somos hoje.