1. Relacione o conceito de Fenómeno Social Total com a unidade do social.
R: Um fenomeno social é uma fenomeno tota, pois engloba não só uma parte da sociedade, engloba toda a sociedade. E toda ela será afectada/prejudicada por qualquer fenomeno que aconteça.2. Distinga objecto real de objecto científico.
R: A Economia ocupar-se-ia da realidade económica (ou dos fenómenos económicos), a Sociologia da realidade social (ou dos fenómenos sociológicos), a Demografia, da realidade demográfica (ou dos fenómenos demográficos) a Ciência Política, da realidade política (ou dos fenómenos políticos), etc. Diferentes códigos de leitura do real, ou objectos científicos.3. Como se justifica a criação de diversas Ciências Sociais se o seu objecto real é o mesmo.
R: A necessidade de arrumar o saber para estudar, justifica a criação de diversas ciências com o mesmo objecto real, devido aá complexidade do real social.4. Recorrendo ao exemplo do desemprego, mostre que da separação dos saberes em diversas disciplinas, decorre necessariamente a interdisciplinaridade como atitude metodológica.
R: Nas Ciências Sociais é necessário um intercâmbio entre os saberes entre as diferentes disciplinas – designado interdisciplinaridade - resultante da complementaridade do conhecimento, para melhor explicar os fenómenos sociais na sua totalidade. O desemprego é um fenómeno estudado por várias cíências socias logo temos que aplicar a interdisciplinaridade como atitude metodológica para estudar este assunto.